terça-feira, 18 de outubro de 2011

ANÁLISE: PES 2012


Por Gustavo de Negreiros - Blogueiro do Diário do Nordeste


Agora é oficial. Testei (por várias horas) o Pro Evolution Soccer (PES) 2012 (versão completa), lançado no final de setembro para XBOX 360, PlayStation 3, Wii e PC. O jogo desenvolvido pela japonesa Konami chega a seu 15º ano, desde os tempos de Winning Eleven (WE), e traz mudanças significativas em seu gameplay. Se no PES 11 a marcação era o forte do jogo, no PES 12, quem tem samba no pé e sabe driblar se dá bem.
Uma coisa é certa, o PES não é um jogo fácil. Se você acha que pode passar dois meses sem pegar no controle e jogar de boa, pode tirar o game do console e colocar o FIFA 12. O PES 2012 é definitivamente um jogo para hardgamers, para quem é quase um profissional no assunto.
Quem acha que vai encarar qualquer jogador de igual para igual sem o mínimo de prática vai fatalmente perder. Diferentemente do FIFA 12, concorrente mortal da série, o PES 12 exije do seu jogador um maior domínio de marcação, posicionamento, finalização e direcionamento do passe. Portanto, se futebol não for a sua praia no mundo dos games, a melhor opção é fugir do PES 2012.
Busque, então, o FIFA 12, que é um jogo mais “boa praça” e que satisfaz quem joga duas ou três partidas com o coleguinha e vai dormir.
Além disso, a formatação da escalação do time no plano de jogo é essencial para que se consiga um resultado. É necessário um domínio tático-estratégico e uma formação que contemple o estilo de jogo de cada um. E muito, muito treino entender a complexidade do jogo.
Marcação difícil
Nesta edição do jogo da Konami, é apresentado um maior realismo nos comandos de marcação. Quem joga apenas segurando o botão de pressionar (No PS é o X, no XBOX é o A), sem se preocupar com a distribuição dos jogadores na defesa, na colocação e na boa marcação em zona, além de definição de estratégias de marcação (linha de impedimento, por exemplo) fatalmente se dará mal.
Isso acontece pois o jogo claramente privilegia o bom toque de bola, drible, técnica e ousadia. Nessa edição, lances de efeito como toques por cima da marcação, chutes por cobertura, tabelas, triangulações, jogadas ensaiadas são totalmente possíveis.
Menos macetes

Um problema que o PES sempre teve parece finalmente ter sido solucionado. Com a gama maior de movimentos possíveis com os jogadores, a jogadas manjadas parecem ter diminuído. Agora, não basta apenas correr para a linha de fundo e cruzar rasteiro.
Nesta edição, é possível controlar a movimentação dos jogadores em jogadas com bola parada. Se o marcador não tiver atento, é rede com certeza. Quem joga contra o computador, se prepare para levar “surras” nas primeiras partidas. O nível da “máquina” está assustadoramente bom com as melhorias em IA e adição de um novo nível de dificuldade.
Modo Online fantástico
O modo online é simplesmente fantástico. Agora, é possível formar comunidades de jogadores, organizar campeonatos entre seus principais rivais. A Master League Online continua com as mesmas características, com seus rankings e divisões, que estimulam o jogador a passar horas e horas tentando melhorar a sua performance.
Narração e tradução
Outro grande atrativo do PES 2012 é que o jogo realmente parece ser voltado ao público brasileiro. Cinco times brasileiros estão na Taça Libertadores e outros ínumero sulamericanos. Além disso, a narração de Sílvio Luiz e Mauro Beting agrega valor ao jogo e traz um traço de bom humor.
Aspectos negativos
O único aspecto negativo se dá em uma pequena piora na qualidade da imagem do jogo. Um aspecto meio “esfumaçado” é notado no campo de jogo. As faces dos jogadores continuam as mesmas do PES 2011.
Além disso um problema eterno do PES e que faz muitos se tornarem “fifeiros” continua. O jogo tem poucas ligas licenciadas e alguns grandes times (principalmente ingleses), inclusive a Seleção Brasileira, sem a padronização correta dos uniformes. O jogo também só ganhou um estádio novo e as apresentações antes dos jogos são realmente inferiores ao da concorrência.
Enfim, o PES 2012 agradou bastante pela enorme dinâmica que o jogo ganhou dentro de campo, somado ao excelente tratamento aos modos online. Um jogo que tem tudo para recuperar o grande prestígio que sempre teve.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan