sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Nokia aposta no Linux para equipar smartphones de menos de US$ 100


Novo sistema teria até codinome - "Meltemi" -, segundo o Wall Street Journal; empresa já deu indícios de que quer substituir os feature phones.

A Nokia subestimou a importância dos smartphones de baixo custo e indica que está desenvolvendo um sistema operacional baseado em Linux para smartphones que custarão menos de cem dólares, sem subsídios.
O novo sistema recebeu o codinome “Meltemi” e o projeto é liderado por Mary McDowell, vice-presidente executiva responsável por celulares, segundo fontes próximas ao assunto, informou o Wall Street Journal na quinta-feira (29/9).
A empresa tem dado indícios de que planeja revigorar seu catálogo de smartphones de baixo custo. Em seu evento Connect, em Cingapura, a Nokia afirmou que o Qt – um framework de interface de usuário e de aplicação que funciona em várias plataformas e é compatível com Linux – seria uma solução sob medida para aparelhos de baixo custo. Antes disso, McDowell disse que a Nokia precisa encontrar um substituto para a Série 40, segundo Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas da Gartner.
“Se você juntar as duas coisas, nós podemos ver onde elas se encaixam”, afirmou Milanesi.
Série 40 é o sistema operacional que a Nokia utiliza hoje em seus feature phones – um segmento de produtos que tende a desaparecer à medida que os usuários escolhem smartphones.
Oficialmente, a Nokia não comenta sobre os planos.
“É claro, não comentamos sobre produtos e tecnologias futuras. Contudo, posso dizer que nossa equipe de celulares tem vários projetos excitantes em andamento e que ajudarão a conectar o próximo bilhão de consumidores à Internet”, afirmou um porta-voz, via e-mail.
Gap no portfólio
A escolha do Windows Phone em vez do Android colocou a Nokia na berlinda em relação aos smartphones de baixo custo. Não há dúvida que o Android tem empurrado o preço dos smartphones para níveis que são consideravelmente menores que os de aparelhos com Windows Phone no curto prazo, o que significa que a Nokia tem um gap em seu portfólio, avalia Bem Wood, diretor de pesquisas da CSS Insight.
“Isso significa que a Nokia precisa ou revigorar a Série 40 e torná-la uma competidora mais robusta, com experiência de uso semelhante ao de um smartphone, ou procurar outras opções, e [o Meltemi] poderia ser uma delas”, argumentou Wood.
A Nokia não pode se dar ao luxo de apostar todo seu futuro no Windows Phone e, se quiser permanecer líder nas vendas por volume, precisará melhorar seus esforços no segmento de smartphones de baixo custo, completou.
O mercado de smartphones de baixo custo é cada vez mais importante e se tornará o maior dos segmentos, prevê Francisco Jeronimo, gerente de pesquisas da IDC. As vendas de smartphones mais em conta já crescem mais rapidamente que as de modelos mais caros na Europa Ocidental e a oferta de smartphones low-end será crucial para aumentar as vendas em mercados emergentes, disse.
A oportunidade é tão grande que ninguém pode se dar ao luxo de ignorá-la, nem mesmo a Apple, disse Jeronimo, acrescentando que não ficaria surpreso se a empresa lançasse uma versão mais barata do iPhone, na semana que vem.
Para a Nokia, um momento lógico para o lançamento público do Meltemi seria no fim de outubro, durante o Nokia World, em Londres. Pode ser, contudo, que o anúncio do Meltemi seja ofuscado pelo esperado lançamento do primeiro Windows Phone da Nokia, segundo Wood.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan